Volta Redonda forma mais 343 alunos dos cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama

Volta Redonda forma mais 343 alunos dos cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama

Primeira cerimônia de entrega dos certificados foi para adolescentes do Cense Volta Redonda e do Criaad

A prefeitura de Volta Redonda entrega neste mês mais 343 certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Fundação Beatriz Gama (FBG). A primeira cerimônia de formatura, nessa quinta-feira (28), foi para alunos do Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Cense Volta Redonda) e Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Já no dia 3/12 (terça-feira), a entrega dos certificados será para os alunos que realizaram os cursos da sede da FBG.

O presidente da FGB, Vitor Hugo de Oliveira, ressalta que o público-alvo do Projeto Cursos Profissionalizantes é formado por adolescentes, jovens e adultos com idades a partir de 14 anos, munícipes de Volta Redonda.

“Nosso objetivo é formar pessoas com valores humanitários e profissionais para o atendimento das demandas no mundo do trabalho. Através dessas capacitações estimulamos novos projetos e perspectivas de vida, através do empreendedorismo para a sustentabilidade dos participantes e da própria família”, disse Vitor Hugo.

As aulas tiveram início em agosto com os seguintes cursos profissionalizantes e localidades: na sede FBG, foram ministrados cursos de Cabeleireiro, Corte e costura, Confeitaria, Depilação com designer de sobrancelhas, Estética Corporal, Maquiagem, Mecânica de autos, Manicure com alongamento de unhas em gel, Empreendedorismo e trança; no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Agostinho, a capacitação foi de Ornamentação de Eventos; no CRAS Retiro, Empreendedorismo; e no CRAS Açude, os alunos participaram de curso de Depilação com designer de sobrancelhas e Maquiagem.

Já no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), destinado ao cumprimento de Medida Socioeducativa de semiliberdade do Departamento Geral de Medidas Socioeducativas (Degase), o curso oferecido foi o de Barbearia e comtemplou 60 adolescentes do sexo masculino.

No Centro de Socioeducação Irmã Asunción de la Gándara Ustara, unidade para cumprimento de medida socioeducativa de internação do Degase – com capacidade para 90 adolescentes do sexo masculino, sendo 60 internações definitivas, 24 provisória e 6 acautelados –, foi oferecido: Oficina de xadrez, Capacitação Gradual para Leitura, Introdução à Informática básica, Elétrica Predial e Barbearia. Na Unidade Provisória do Cense, onde a permanência dos atendidos é de no máximo 45 dias, foram ofertadas as oficinas de Barbeiro e Introdução à Informática Básica.

Próximas turmas

As inscrições para o novo semestre estão previstas para o período entre os dias 18 e 28 de fevereiro de 2025, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Os interessados deverão residir em Volta Redonda e apresentar no ato da inscrição cópias de documento com foto, CPF e comprovante de residência.

A aula inaugural está prevista para a primeira quinzena de março, com término para o final de junho. Os cursos serão mantidos, podendo haver mudança nas localidades dos CRAS, de acordo com a demanda de interesse.

O projeto

O Projeto Cursos Profissionalizantes é voltado para a profissionalização de jovens e adultos, através da Fundação Beatriz Gama, e buscam aperfeiçoar habilidades, gerando oportunidades e crescimento pessoal e profissional.

Os cursos têm curta duração (quatro meses), com 70% das aulas em módulo prático, com conteúdo focado nas necessidades reais do mercado, gerando condições aos participantes de desenvolvimento do empreendedorismo e geração de renda.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It

Últimas Notícias