Volta Redonda celebra Dia Nacional dos Surdos com entrega de carteirinhas de identificação

Volta Redonda celebra Dia Nacional dos Surdos com entrega de carteirinhas de identificação

Documento contém informações pessoais do usuário e busca facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) realizou nesta segunda-feira (26), Dia Nacional do Surdo, a entrega simbólica de carteirinhas de identificação para deficientes auditivos ou surdos da cidade. Ao todo, 17 pessoas receberam o documento, que deve ser entregue a 290 inscritos na SMPD. O objetivo é facilitar, principalmente o atendimento em saúde, de surdos do município. A entrega foi feita no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.

O documento de identificação conta com o nome, endereço, tipo sanguíneo e deficiência, número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), entre outras informações. A carteirinha vai funcionar em conjunto com a capacitação de funcionários públicos no atendimento às pessoas com deficiência auditiva ou surdas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a primeira beneficiada pela ação.

“Uma iniciativa muito legal. Só tenho que agradecer ao pastor e a todos da Secretaria da Pessoa com Deficiência que tanto têm trabalhado em prol deste público. Volta Redonda tem avançado a cada dia, graças a iniciativa do secretário Washington Uchôa. É motivo de muito orgulho para nós contarmos com uma secretaria que trata com carinho as pessoas com deficiência. Pretendemos avançar muito mais, com a construção de uma sede própria, mais dois ônibus adaptados para poder melhorar o atendimento a vocês. Agradeço a vocês por acreditarem no nosso projeto”, disse Neto aos presentes.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, também elogiou o prefeito. “O senhor e essa sensibilidade que tem com todos, em especial às pessoas com deficiência, fazem a diferença. Para nós é um dia muito feliz, pois isso vai ajudar muito no dia a dia dessas pessoas com deficiência auditiva”, disse Uchôa.

Uma das alunas do curso de Administração do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) para pessoas com deficiência, promovido em parceria com a SMPD, Angélica Sampaio, pediu a palavra, e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), agradeceu a todos os avanços feitos pela prefeitura na acessibilidade da comunidade surda de Volta Redonda.

“Eu agradeço o apoio do prefeito Neto, de toda a equipe da secretaria, dos intérpretes, que estão sempre nos apoiando. Sem dúvidas contar com este apoio é uma porta de entrada para termos acesso a várias oportunidades. Muito obrigada, prefeito, de coração, parabéns”, agradeceu.

A entrega das carteirinhas contou com a participação dos intérpretes de Libras, Douglas Vilas, Jairo Nunes, as professoras Sandra Duarte e Juliane Brizola, além da coordenadora do curso de Língua Portuguesa Através de Narrativas, destinado às pessoas surdas, Eliete Guimarães. Os vereadores Paulinho AP e Vampirinho também estiveram presentes.

Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR

Pin It

Últimas Notícias