PRINCIPAIS NOTICIAS
‘Todos contra a Dengue’: Volta Redonda intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti

‘Todos contra a Dengue’: Volta Redonda intensifica campanha de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Volta Redonda está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e hikungunya. As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI) montaram equipes que estão percorrendo os bairros, vistoriando as residências para eliminação de criadouros do mosquito.

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental fazem vistorias domiciliares e conscientização dos moradores em relação aos cuidados nas residências, reforçando o combate ao mosquito pelos bairros que apresentaram maior índice de infestação no LIRAa. As ações de controle contam ainda com a participação e apoio dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e unidades de Saúde do município.

Leia Também  6ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda acontece no próximo dia 29

A secretaria de Infraestrutura disponibiliza caçambas para que os moradores possam descartar materiais inutilizados e entulho, que acabam servindo de criadouro do mosquito. O trabalho envolve, além dos profissionais, caminhões, retroescavadeiras.

Por meio da campanha ‘10 minutos Contra a Dengue’, também são entregues panfletos informativos aos moradores com dicas e orientações em prevenção ao mosquito.

Proliferação

A maneira mais eficaz de combater o Aedes aegypti é a vistoria semanal nas residências para quebrar o ciclo de vida do mosquito. O período quente e úmido, que intercala as chuvas com dias de altas temperaturas, faz o Aedes se reproduzir com maior intensidade. O tempo de eclosão dos ovos varia entre sete e dez dias; por isso, a eliminação semanal de possíveis criadouros ajuda a interromper o ciclo de vida dos mosquitos, impedindo que se tornem adultos transmissores da dengue, zika e chikungunya.

Leia Também  Vinte e sete profissionais se apresentam e devem reforçar rede municipal de Volta Redonda

Dicas de prevenção ao Aedes

Mantenha a caixa d’água limpa e tampada;
Coloque areia nos vasos de plantas;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Guarde pneus sempre cobertos;
Mantenha as lixeiras bem fechadas;
Guarde as garrafas de cabeça para baixo.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são dores musculares, febre, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. A coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaina Soledad, recomenda que, ao apresentar um dos sintomas, que procure, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (UBSF) mais próxima de casa para atendimento médico.

Leia Também  Prefeitura de Volta Redonda vai sortear boxes do Mercado Popular na próxima quarta-feira, 1º de novembro

Secom/PMVR

Pin It

Últimas Notícias