PRINCIPAIS NOTICIAS
TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO DIOGO BALIEIRO DINIZ POR UNANIMIDADE PELO 6º ANO CONSECUTIVO

TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO DIOGO BALIEIRO DINIZ POR UNANIMIDADE PELO 6º ANO CONSECUTIVO


29/11/2023

Em parecer de aprovação unânime dos conselheiros do órgão fiscalizador, são destacados pontos como o aumento nos investimentos em educação e saúde

TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO DIOGO BALIEIRO DINIZ POR UNANIMIDADE PELO 6º ANO CONSECUTIVO

Crédito: Divulgação PMR

Pelo sexto ano consecutivo, a Prefeitura de Resende teve suas contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O parecer, referente ao exercício de 2022, foi apresentado pelos conselheiros do órgão fiscalizador de controle externo do Estado do Rio, durante a sessão plenária desta quarta-feira, dia 29 de novembro. O cenário favorável ao governo municipal também aconteceu nos anos anteriores, com as contas de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Todas aprovadas de forma unânime pelos conselheiros. 

Dentre os destaques mencionados no relatório do parecer prévio favorável, elaborado pelo conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco, está a manutenção do equilíbrio orçamentário (característica também observada nas aprovações anteriores, desde 2017, mantendo o compromisso fiscal), bem como o aumento significativo de investimento em educação e em saúde.  O parecer prévio pelo TCE à aprovação por parte da Câmara Municipal de Resende faz parte dos trâmites do processo do Tribunal de Contas.

Leia Também  Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para bolsistas estagiários em Educação Física

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o equilíbrio nas finanças do município é fator preponderante não só para a aprovação das contas por unanimidade pela sexta vez consecutiva, mas também para que o município continue realizando investimentos importantes.  

– O ano de 2022 foi o primeiro após o biênio de pandemia e, com muito compromisso e dedicação no equilíbrio das contas públicas, o município foi resiliente e conseguiu manter a capacidade de investimento em serviços essenciais e no atendimento à população, além de manter os investimentos na modernização da infraestrutura. Isso manteve Resende na rota do desenvolvimento e nos possibilitou seguir com obras de extrema importância e impacto na cidade. Os indicadores nos mostram que o município está no caminho certo e estamos muito felizes com os resultados e por essa aprovação do TCE de forma unânime pelo sexto ano consecutivo – enfatizou o prefeito.  

Leia Também  Cras de Volta Redonda recebem palestras com temas voltados para direitos da população

Os dados mostram também o menor nível de endividamento na série histórica, sendo apenas de 0,56% da receita corrente líquida do município em 2022 (o limite permitido é de até 120%). O equilíbrio orçamentário do atual governo vem permitindo que desde 2017 muitos investimentos sejam feitos, sem a necessidade de contratação de empréstimos. 

O município também conseguiu, mais uma vez, não ultrapassar o teto estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas com pessoal, que é de 54%. Esse requisito foi cumprido mesmo com o município garantindo um reajuste salarial aos funcionários.  

Aumento dos investimentos em saúde e educação  

O que já estava positivo em 2021 melhorou ainda mais em 2022: Resende ampliou os investimentos em saúde e em educação. Tendo em vista que o mínimo de investimento em educação estabelecido por lei é de 25% da arrecadação do município, Resende investiu 28% em 2021 e aumentou para 35% em 2022.   

Leia Também  Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda divulga programação do ‘Meu Bairro + Limpo’ para o mês de abril

Já na saúde, o mínimo estabelecido é de 15%. Em 2021, Resende investiu 27% da receita própria, enquanto em 2022, o investimento foi de 38%. Os indicadores mostram que Resende continua melhorando e investindo em todos os aspectos desses serviços, mantendo os níveis de investimentos e preservando o equilíbrio fiscal.

 





Source link

Últimas Notícias