Prefeitura participa de reunião intersetorial pela segurança nas escolas de Volta Redonda

Prefeitura participa de reunião intersetorial pela segurança nas escolas de Volta Redonda

Encontro promovido pelo Conselho Tutelar contou com a participação das secretarias de Ordem Pública, Ação Comunitária, Saúde, Educação e Fevre

 

A convite do Conselho Tutelar, a Prefeitura de Volta Redonda participou de reunião intersetorial com a rede de proteção da criança e do adolescente para definir ações para o enfrentamento das violências nas instituições de ensino do município. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do Instituto de Educação Professor Manoel Marinho, na Vila Santa Cecília.

Durante a reunião, que buscou fortalecer os laços entre os integrantes da rede de atendimento a criança e adolescente, foi esclarecida a competência de cada serviço, demanda e critérios de atendimento, de acordo com a política de assistência, saúde, educação, segurança e outros seguimentos.

“O objetivo desta reunião intersetorial foi tirar propostas para combater este tipo violência e violação de direitos dentro das unidades de ensino municipal, estadual e privado; promover ações conjuntas, dando aos alunos todo suporte da rede de proteção conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse o conselheiro tutelar Bruno Nicolau.

O conselheiro tutelar comentou que um dos pontos destacados na reunião foi a importância de integrar escola, família e comunidade, estimulando o acompanhamento e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

“Desta forma, há um fortalecimento dos laços de afetividade, conscientizando os pais de seu importante papel na proteção, cuidados, responsabilidades e envolvimento da família com a escola e reforçando aos mesmos que a escola sempre será um lugar seguro”, enfatizou Bruno Nicolau.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda, Leonardo Zulato Barbosa, destacou que o objetivo da rede de proteção à população infanto-juvenil é o de articular políticas. E reforçou o papel do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ).

“O objetivo da rede é sempre articular as políticas de proteção à população infanto-juvenil em circunstâncias de risco pessoal e social, por meio de ações de caráter intersetorial, desenvolvidas pelo Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O MPERJ, através da 1º Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Volta Redonda, inclusive irá elaborar um termo de cooperação após esta reunião de hoje, envolvendo todos os atores de proteção”, afirmou Zulato.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que a Semop atua de forma integrada e com um planejamento com as polícias Militar e Civil; agentes da operação “Segurança Presente” e da Guarda Municipal, com objetivo de otimizar os recursos disponíveis da segurança pública e oferecer suporte a toda a comunidade escolar.

“As forças de segurança estão atentas a qualquer problema que ocorra tanto nas escolas quanto no entorno das unidades e estão prontas para chegar em um curto espaço de tempo para poder sanar, caso não tenhamos êxito na prevenção. Mas a segurança ocorre de forma integrada com toda a população, inclusive estamos à disposição, com canais de comunicação direta com diretores e profissionais”, ressaltou o secretário Luiz Henrique.

Estiveram presentes representantes da 1º Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda; as secretarias municipais de Educação, Ação Comunitária (Smac), Saúde e Ordem Pública; Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); Secretaria de Estado de Educação – Regional Sul Fluminense; Guarda Municipal (Patrulha Escolar); 28º Batalhão de Polícia Militar; 93ª Delegacia de Polícia Civil; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam-VR); Coordenadoria Municipal de Juventude; Casa da Criança; Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Gaia, Nave-UFF e Conselho Tutelar I e II.

Fotos: Divulgação

Pin It

Últimas Notícias