PRINCIPAIS NOTICIAS
PREFEITURA DE RESENDE REALIZA LIMPEZA EM TODA A CIDADE APÓS OCORRÊNCIAS PROVOCADAS PELO VENDAVAL NESTE DOMINGO

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA LIMPEZA EM TODA A CIDADE APÓS OCORRÊNCIAS PROVOCADAS PELO VENDAVAL NESTE DOMINGO


Superintendência de Defesa Civil

13/11/2023

Ventos passaram dos 82km/h, apesar do baixo volume de chuva; trabalhos de rescaldo seguem nesta segunda-feira

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA LIMPEZA EM TODA A CIDADE APÓS OCORRÊNCIAS PROVOCADAS PELO VENDAVAL NESTE DOMINGO

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende amanheceu esta segunda-feira, dia 13, trabalhando nos rescaldos da chuva que acometeu a cidade no último domingo, dia 12. Por volta das 18h, a Defesa Civil começou a receber acionamentos através do 199, relatando quedas de árvores e destelhamentos de residências. No entanto, diversas outras ocorrências foram registradas em toda a cidade. 

De acordo com a Defesa Civil, Resende registrou 5,4mm de chuva e rajadas de vento que chegaram a 82,8km/h. Apesar do baixo volume de chuva, as rajadas de vento foram as condições que ocasionaram estragos por toda a cidade — o previsto era de 4mm de chuva e ventos que não passariam dos 14km/h. Todos os acionamentos foram prontamente atendidos pelas equipes da gestão municipal, com a ativação do Plano de Contingência para Vendaval.

Dentre as ocorrências provocadas pelo temporal, o vendaval ocasionou a queda de árvores e galhos em residências, provocando o desabastecimento em imóveis e detalhamento de residências. Na Rua Coronel Rocha Santos, no Jardim Brasília, uma árvore ficou apoiada sobre a rede de alta tensão e obstruiu parcialmente a via. A equipe da Defesa Civil foi acionada para a remoção e intervenções e o tráfego na rua foi prontamente normalizado. Também houve queda de árvore na Rua Dona Filó, no bairro Fazenda da Barra II, que teve o local liberado após intervenções do administrador do bairro.

Interrupções do fornecimento de energia foram registradas em vários bairros da cidade, provocadas pela queda de árvores e/ou galhos nos cabos de energia elétrica, como, por exemplo, na Rua Antônio Duarte, no bairro Jardim Brasília II; Rua José Pedroso da Silva, na Fazenda da Barra II; e na Rua Luís de Camões, no Alambari. Equipes da Defesa Civil e da intervenção da Agência de Meio Ambiente de Resende fizeram o corte das árvores e galhos para liberação do trânsito nas localidades. 

Além disso, a queda de um galho na Avenida Kenedy, em frente ao Parque Zumbi, obstruiu parcialmente a via principal para veículos e a calçada para pedestres. No entanto, rapidamente a Defesa Civil trabalhou na retirada da folhagem e liberou o local. 

Ainda de acordo com o departamento, três residências na Rua 31 de Março, no bairro Morro do Batista, foram destelhadas. Uma pessoa ficou desalojada, mas foi realocada na casa de familiares. 

É importante reforçar que, apesar de todas as ocorrências em diferentes pontos da cidade, felizmente, não houve famílias desalojadas ou desabrigadas e nenhum ferido. 

– Não havia previsão de rajadas de vento para este domingo, apesar da previsão de recorde de temperaturas em todo o estado do Rio de Janeiro. O que provocou os estragos em toda a cidade foi a rajada de vento, visto que o volume de chuva foi baixo, bem como o tempo de chuva. Felizmente, não tivemos feridos e estamos trabalhando incansavelmente para normalizar a situação na cidade o quanto antes. É importante reforçar que as ações preventivas da Defesa Civil garantiram que não tivéssemos estragos maiores nos últimos temporais que acometeram a cidade  – disse o superintendente da Defesa Civil, Flávio Germano. 

Os trabalhos de rescaldo acontecerão durante toda esta segunda-feira, dia 13, até que todas as ocorrências sejam atendidas e toda a limpeza no município seja finalizada. 

Locais que seguem sem energia elétrica nesta segunda:

– Trecho da Avenida Coronel Rocha Santos, no Jardim Brasília

– Bairro Jardim Brasília II

– Bairro Alambari

– Bairro Fazenda da Barra II

 





Source link

Últimas Notícias