Prefeitura de Barra Mansa entrega as primeiras carteirinhas para pacientes

Prefeitura de Barra Mansa entrega as primeiras carteirinhas para pacientes com fibromialgia – Barra Mansa


Pessoas com essa condição crônica podem se cadastrar para receber a nova carteira de identificação que, por lei, garante atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira (08) a entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, (CIPFIBRO). A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o acolhimento, o cuidado e o respeito às pessoas que convivem com essa doença crônica.
Durante a entrega realizada no Gabinete do Executivo, 35 pessoas receberam o documento, que assegura atendimento prioritário em órgãos públicos, unidades de saúde, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais. Ao todo, mais de 50 carteirinhas serão emitidas nesta etapa, beneficiando moradores de diferentes regiões da cidade.
A fibromialgia é uma condição caracterizada por dores musculares generalizadas, fadiga e outros sintomas crônicos, que exigem acompanhamento permanente e atenção especializada. A partir de janeiro de 2026, quem têm fibromialgia passará a ser considerado pessoa com deficiência (PcD), conforme a Lei 15.176, sancionada pelo Governo Federal em 23 de julho deste ano.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância de sair às ruas e conhecer de perto as necessidades da população, reforçando que a ação representa mais um passo na garantia dos direitos das pessoas com deficiência e de outros grupos com atendimento prioritário.
– Fico muito feliz porque, quando fui vereador, fui autor da lei que garante essa prioridade. E agora, como prefeito, ver a carteirinha sendo entregue é uma grande conquista. Nosso gabinete está sempre aberto para dialogar e fazer o que for melhor para a cidade e para a nossa gente- afirmou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, destacou que a entrega representa mais um avanço nas políticas municipais de acessibilidade e valorização da pessoa humana.
– A carteirinha é um instrumento que garante dignidade e respeito. É uma forma de o poder público reconhecer e facilitar a rotina de quem enfrenta diariamente os desafios da fibromialgia – afirmou.
O cadastro também irá permitir à Prefeitura identificar, registrar e acompanhar de forma contínua os pacientes, possibilitando a construção de um perfil epidemiológico da fibromialgia no município. Esses dados são essenciais para o planejamento de políticas públicas mais integradas, que promovam um cuidado humanizado e sensível às necessidades específicas dessa população.
– O cadastro, além de garantir a carteirinha, assegura uma série de atendimentos prioritários, tanto na rede pública quanto na privada. Com essa iniciativa, também passamos a acompanhar de forma mais contínua esses pacientes, o que nos permite desenvolver e aperfeiçoar políticas públicas mais eficazes para as pessoas com fibromialgia – concluiu Luciana.
Os portadores que ainda não solicitaram o documento podem procurar a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Rua Luiz Ponce, nº 263, 2º andar, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documento de identidade, comprovante de residência e laudo médico com CID que comprove o diagnóstico.

 



Link Original

Últimas Notícias