MAM DE RESENDE ABRE EXPOSIÇÃO “BICHOS, MOBÍLIAS E PAISAGENS” NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 11

MAM DE RESENDE ABRE EXPOSIÇÃO “BICHOS, MOBÍLIAS E PAISAGENS” NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 11


Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

08/08/2023

A mostra é da artista Carol Ambrósio e poderá ser visitada até 22 de setembro

MAM DE RESENDE ABRE EXPOSIÇÃO “BICHOS, MOBÍLIAS E PAISAGENS” NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 11

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre nesta sexta-feira, dia 11, a exposição “Bichos, Mobílias e Paisagens”, da artista plástica Carol Ambrósio, no Museu de Arte Moderna de Resende (MAM). A vernissage será às 19h, porém às 18h, a artista conversará com o público interessado em seu trabalho.

A mostra tem curadoria de Mirtes Marins de Oliveira e apresenta a intensa produção da artista plástica Carol Ambrósio, que também atua no campo da moda, com inúmeras vivências fora do país. O público poderá conferir uma série de obras que, diferente do que o nome sugere, abordam as condições das mulheres nas sociedades históricas e atuais, vítimas do apagamento, da violência e de estereótipos presentes nos objetos, nos corpos e nas palavras, tendo com um habitar naturalizado, a casa.

A artista destaca que o público irá observar três grandes séries, intituladas “mulheres-bichos”, “mulheres-mobílias” e “mulheres-paisagens”, explorando a partir de suas peças, as metáforas que essas expressões guardam.

-Em meu trabalho coleto uma ampla gama de cerâmicas tradicionais e de diferentes contextos, que são destruídas e reconstruídas. Como resultado, ofereço novos objetos que por meio de jogos de palavras e da junção formal e material das peças, cumprem a missão de acusar a condição feminina que historicamente se limitou aos papéis de mobiliários dos lares – explicou a artista.

Além da série “Bichos, Mobílias e Paisagens”, a artista apresentará obras inéditas em novos materiais e técnicas – ligadas à tradição dos murais – que implicam em retalhar e recombinar imagens, ainda como um exercício de elaboração de metáforas. Como um último elemento importante na organização dessa mostra, as paredes do museu receberão novas cores, assim como a mobília expositiva tradicional buscando intensificar os aspectos dramáticos, sarcásticos, reflexivos e propositivos que a obra de Carol Ambrósio propõe.

A diretora do MAM de Resende, Carmem Aguiar destaca que a exposição de Carol Ambrósio coloca o museu não só como farol das artes na região, mas também com uma função social.

-Como importante equipamento de cultura, o MAM de Resende oferece ao público visitante uma oportunidade de apreciar um trabalho artístico que vai além da mera observação estética de uma obra, mas também da obra como veículo de um pensamento – disse a diretora.

O MAM de Resende fica na Rua Dr. Cunha Ferreira, n°104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.





Source link

Últimas Notícias