Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda antecipa tratamento de câncer em mais de 400 pacientes

Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda antecipa tratamento de câncer em mais de 400 pacientes

Início precoce dos procedimentos, por meio do programa da Saúde para agilizar o diagnóstico, aumentam chance de cura. Desde 2022, já foram quase mil atendimentos

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comemora os números alcançados com a implantação da Linha de Atenção Oncológica (LAO), iniciada em março de 2022. O programa, que tem como objetivos principais diminuir o intervalo entre a suspeita do câncer e o início do tratamento, além de agilizar os diagnósticos de câncer de mama, trato gastrointestinal (cólon, reto, estômago) e ginecológico (endométrio, ovário e colo do útero), já atendeu a 936 pacientes.

De acordo com a coordenadora da LAO, a médica oncologista Luciana Francisco Netto, essa linha de cuidado se inicia na Atenção Primária à Saúde, formada pelas unidades básicas, onde médicos e enfermeiros identificam nos pacientes sinais de alarme que podem indicar o câncer – como, por exemplo, um nódulo palpável na mama ou sangramento nas fezes.

“Com a comunicação dos sinais suspeitos, por meio de ficha padrão do programa, o paciente tem sua consulta agendada pelo Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA). O acompanhamento pela Linha de Atenção Oncológica garante a prioridade na marcação da consulta com especialista, seja com gastroenterologista, mastologista ou ginecologista, bem como na realização de exames”, explicou Luciana, lembrando que, para isso, toda a estrutura da Saúde passou por treinamento.

“A partir da suspeita, nós da equipe da LAO acompanhamos os exames que são solicitados para esses pacientes, para que ele seja realizado o mais breve possível, além da consulta de retorno e os resultados desses exames. Sempre com o objetivo de que os pacientes sejam diagnosticados rapidamente e possam ser encaminhados para o início do tratamento”, reforçou a médica.

“Queremos que Volta Redonda se torne inspiração e referência para outros municípios da região pelas políticas públicas, ao promover saúde e tratamento adequado do câncer, contribuindo para a qualidade de vida da população. Agilizar o início do tratamento pode significar mais vidas salvas”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Pacientes assistidos desde 2022

A Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda contabiliza 935 pacientes assistidos desde sua implantação, em 2022. Desse total, 470 casos são de mastologia (mama), 279 de ginecologia e 187 de gastroenterologia; 131 pacientes tiveram diagnóstico de câncer através do programa. Fecharam como benigno 450 casos; e 316 pacientes ainda estão fazendo exames e consultas. Setenta e dois pacientes são homens, e 864 mulheres.

Quanto à agilidade no atendimento, a média de tempo de espera para a primeira consulta em 2024 na LAO é de 13 dias para mastologista; 14 dias para ginecologista; e 13 dias para gastroenterologista. E o tempo entre a consulta e o resultado do exame é de 20 dias para mastologia, 21 dias para ginecologia e 20 dias para gastroenterologia.

Histórico da LAO no município

A LAO-VR começou a ser implantada em março de 2022 em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vila Mury, Jardim Paraíba, Conforto e Vila Americana, uma em cada Distrito Sanitário do município; e pelo treinamento dos especialistas urologistas, ginecologistas, mastologistas e gastroenterologistas na média complexidade. E em setembro de 2023 alcançou todas as unidades da Atenção Primária à Saúde.

O protocolo do programa prevê ações integradas entre todos os níveis de atenção em Saúde – atenção básica, especialidades, serviço especializado em oncologia e cuidados paliativos –, pacientes e a comunidade. O objetivo é promover o cuidado ao câncer no município, investindo em prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.

A função de uma linha de cuidado é orientar o serviço de saúde para que ele cumpra o papel de cuidar do paciente e de suas necessidades. Além de promover estratégia para o fortalecimento da assistência, da promoção e da prevenção em saúde, e padronizar a organização do atendimento e a trajetória que o paciente deve percorrer no SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto de Arquivo – Geraldo Gonçalves.
Secom/PMVR

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