PRINCIPAIS NOTICIAS
INEA recertifica laboratório da CSN

INEA recertifica laboratório da CSN para análises de efluentes

Com o objetivo de fortalecer os compromissos ambientais, a CSN garante o recredenciamento do INEA para análise de efluentes.

O Laboratório de Química Ambiental da Companhia Siderúrgica Nacional, localizado no Centro de Pesquisas em Volta Redonda, foi autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para analisar os efluentes lançados no Rio Paraíba do Sul pelas unidades da CSN Usina Presidente Vargas e Porto Real.

O processo de recredenciamento, que ocorre a cada dois anos, é realizado por meio de auditorias rigorosas que avaliam a conformidade dos laboratórios do Centro de Pesquisa, possibilitando a empresa monitorar e atender as legislações ambientais aplicáveis aos lançamentos de efluentes de acordo com os critérios estabelecidos ambientais do Município, Estado e Federação.

Leia Também  Volta Redonda volta a realizar cirurgias de catarata
INEA recertifica laboratório da CSN

São aproximadamente 10.000 análises laboratoriais realizadas anualmente pelos nossos colaboradores, envolvendo diversas equipes responsáveis por atividades como coleta, transporte das amostras para o laboratório, preparação das amostras, análise das amostras e elaboração de relatórios com os resultados das análises.

Gestão hídrica da CSN

O monitoramento das águas e efluentes é uma etapa crucial na gestão hídrica da UPV, permitindo o reuso dos efluentes gerados em seus processos. A CSN destaca-se como referência na indústria siderúrgica, apresentando um índice de recirculação de aproximadamente 94%, o que representa um consumo de água significativamente inferior em comparação com outras produtoras de aço.

Últimas Notícias