Evento na Praca da Matriz marca o Mes da Mulher

Evento na Praça da Matriz marca o Mês da Mulher em Barra Mansa – Barra Mansa


Secretaria de Assistência Social, Patrulha da Mulher, Patrulha Maria da Penha e Cruz Vermelha promoveram ações com foco na valorização e no cuidado do público feminino

 

Na manhã desta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) – em parceria com a Patrulha da Mulher (Guarda Municipal), Patrulha Maria da Penha (Polícia Militar) e a Cruz Vermelha – realizou um evento especial na Praça da Matriz em alusão ao Mês da Mulher. A iniciativa levou conscientização e serviços gratuitos à população.

Durante a ação, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que integra a Secretaria de Assistência Social, ofereceu esclarecimentos sobre violência doméstica e apresentou os canais de apoio disponíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade. A Cruz Vermelha também participou do evento, realizando aferição de pressão arterial e reforçando a importância dos cuidados com a saúde. Além disso, os presentes puderam prestigiar uma apresentação do Projeto Música nas Escolas.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, destacou a importância do evento para o fortalecimento das mulheres. “Nosso compromisso é garantir que cada mulher de Barra Mansa saiba que não está sozinha. Hoje, além de oferecer serviços e informações, queremos mostrar que há uma rede de apoio pronta para acolher, orientar e proteger. Empoderar as mulheres é um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Também presente, a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves, aproveitou para compartilhar uma experiência.

– Fico feliz porque a mulher de Barra Mansa hoje tem vez, tem voz. O nosso prefeito Luiz Furlani nos dá esse espaço e temos um olhar sensível para essa causa. Nesta semana, encaminhei uma mulher vítima de violência para o Ceam e, imediatamente, ela recebeu suporte e acolhimento. Ela me ligou tão feliz porque se preocuparam com sua segurança, com sua alimentação. Isso mostra que quando se governa com amor, as coisas acontecem e florescem – declarou Luciana.

A coordenadora da Patrulha da Mulher, Alcilene Novais, destacou a importância do trabalho da equipe na proteção das mulheres e no combate à violência doméstica.

– A Patrulha da Mulher tem um papel fundamental em auxiliar, acolher e acompanhar mulheres que sofreram violência. Nosso trabalho vai além da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas. Buscamos oferecer suporte emocional e garantir que essas mulheres saibam que não estão sozinhas. A presença da Patrulha é uma garantia de que a rede de proteção funciona e está ao lado delas – informou.

Alcilene ainda reforçou a necessidade de disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que tipifica e define a violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelecendo cinco formas de agressão: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

A moradora Maria Helena de Assis esteve presente e elogiou a ação na Praça da Matriz. “Achei incrível! Muitas vezes não sabemos onde buscar ajuda, e hoje saio daqui mais informada e com um olhar diferente sobre o nosso papel na sociedade”, relatou.

 

Rede de proteção

O atendimento da Patrulha da Mulher acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos fins de semana e feriados, as denúncias devem ser feitas na 90ª Delegacia de Polícia. O disque patrulha funciona pelo telefone (24) 99931-8829.

Além disso, as mulheres vítimas de violência em Barra Mansa podem contar com suporte pelos telefones:

 

– Centro de Atendimento à Mulher (Ceam): (24) 3512-5692 / (24) 99883-7307 / 0800-242-4444

– Central de Atendimento à Mulher: 180

– Disque Denúncia: 100

– Polícia Militar: 190

– 90ª Delegacia de Polícia: (24) 3328-4863

– Ouvidoria do Ministério Público: 127

– OAB Mulher Subseção Barra Mansa: (24) 3323-4217

– Juizado Especial Criminal (JECRI): (24) 3325-3651



Link Original

Últimas Notícias