Construção da unidade que ficará no bairro Roma segue em ritmo acelerado e a expectativa é que sejam concluídas até abril do ano que vem
As obras da futura Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, que está sendo construída no bairro Roma, em Volta Redonda, receberam nesta terça-feira (18) as visitas de representantes da prefeitura e do Governo do Estado. O objetivo foi acompanhar o andamento da construção. Estiveram presentes o capitão Victor Martires, que comandará o BAC na região, o secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, e o assessor especial da prefeitura, Paulo Netto.
A construção segue em ritmo acelerado e a expectativa é que seja concluída até abril do ano que vem. A companhia será subordinada ao Comando de Operações Especiais (COE) e está sendo construída em uma área ampla cedida pela prefeitura, ficando em um ponto estratégico, próximo à Rodovia Presidente Dutra, facilitando o deslocamento em todo o Médio Paraíba.
O BAC atenderá aos municípios abrangidos pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), incluindo o 28º BPM (Volta Redonda), o 37º BPM (Resende), o 33º BPM (Angra dos Reis), o 10º BPM (Barra do Piraí) e a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar/CIPM (Paraty). A nova unidade seguirá o modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, no Norte do estado, e contará com alojamentos, canis, área de treinamento tático, salas administrativas e ambientes destinados ao preparo e condução dos animais, garantindo eficiência operacional e bem-estar para as equipes.
A implantação do serviço especializado vai fortalecer o combate ao crime organizado em toda a região do Médio Paraíba, eliminando a necessidade de longos deslocamentos, reduzindo o estresse dos cães e garantindo um melhor desempenho deles em operações. A chegada do BAC a Volta Redonda trará ainda uma maior sensação de segurança à população, com os agentes de operações especiais atuando em comunidades, no policiamento ostensivo nas ruas, blitzes e em operações com cães farejadores treinados para localizar armas e drogas.
“A construção do BAC em Volta Redonda representa mais um passo concreto no fortalecimento da segurança pública não só da cidade, mas de toda a região. O BAC terá um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no âmbito regional. É uma obra que demonstra o nosso compromisso com a segurança pública. Agradeço ao prefeito Neto por acreditar no projeto que apresentamos e ao secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Marcelo Menezes, pelo olhar sensível à região”, destacou Coronel Henrique.
Policiamento especializado
O BAC em Volta Redonda contará com uma troca de aproximadamente 30 agentes especializados e 15 cães das raças pastor belga malinois, labrador e pastor alemão. Além da detecção de drogas, os cães serão utilizados na localização de explosivos, em operações de busca e salvamento, e na busca e captura de pessoas.
“O BAC tem um papel estratégico no combate ao crime. Com essa nova estrutura, poderemos dar ainda mais eficiência às nossas ações, oferecendo condições ideais para treinamento, operações e atendimento às demandas da cidade. É uma conquista importante para toda a segurança pública da região”, destacou o capitão Victor Martires.
Fotos: Júlio Araújo/Semop.
Secom/PMVR




