Educação de Volta Redonda firma parceria com Sebrae para incentivar processo de inovação em escolas da rede

Educação de Volta Redonda firma parceria com Sebrae para incentivar processo de inovação em escolas da rede

Programa Agente Local de Inovação vai estimular comportamento empreendedor e ações inovadoras entre alunos do Ensino Fundamental II

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda firmou parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para implantação do programa Agente Local de Inovação (ALI) – Educação Empreendedora. A ação vai beneficiar profissionais e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, com idades entre 11 e 15 anos, em 15 unidades da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo do ALI é estimular o processo de inovação nas escolas de Ensino Básico e fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação.

“Trata-se de um programa voltado, exclusivamente, para as escolas públicas, que tem como propósito incorporar a temática de inovação para a educação empreendedora nas instituições de ensino com o desenvolvimento de processos transformadores. A fim de promover e disseminar as competências empreendedoras em toda a comunidade escolar”, afirmou a chefe de Gabinete da SME, Josiane da Silva Costa Gonçalves.

Ainda de acordo com ela, o secretário de Educação, Sérgio Sodré, é adepto da frase: “Para evoluir, temos que pensar em parcerias. Ir além dos muros da escola”, contou Josiane, concordando com o secretário.

O analista de negócios do Sebrae, Jayme Souza Filho, explicou que o ciclo do programa tem sete meses de duração. “O programa começa com o diagnóstico da escola para identificar o interesse e habilidades dos alunos para que seja possível determinar um plano de ação e ver como a filosofia do programa será passada para os estudantes pela equipe da unidade, escolhida para tocar as atividades”, explicou, lembrando que o objetivo final é desenvolver comportamento empreendedor e promover ações inovadoras.

Um encontro na sede do Sebrae, no Aterrado, entre os diretores das escolas que vão desenvolver o programa, gestores da SME e a equipe da entidade na tarde dessa segunda-feira (15), marcou o início do trabalho. O pedagogo e psicopedagogo do Sebrae, Márcio Cerbella, fez uma explanação sobre “Metodologias Ativas e Tecnologia na Educação”, dinâmica que provoca o estudante a construir o conhecimento de forma participativa e autônoma.

“O comportamento empreendedor leva ao sucesso em qualquer área de atuação e nada mais é do que praticar ações que ajudem a transformar sonhos em realidade”, disse Cerbella, lembrando que a evolução da escola passa por colocar o aluno no lugar de protagonista e dar a ele instrumentos para escrever a própria história.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR

Pin It

Últimas Notícias