PRINCIPAIS NOTICIAS
Dia da Consciência Negra tem programação especial com show de Sandra Sá em Volta Redonda

Dia da Consciência Negra tem programação especial com show de Sandra Sá em Volta Redonda

 


Cantora abrilhanta as comemorações na segunda-feira às 20h, embaixo da Biblioteca Municipal; outras atividades serão realizadas já neste domingo (19) no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília

 

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), vai realizar uma série de atividades para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. As ações, realizadas no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, começam no próximo domingo (19) e seguem até segunda-feira (20). A cantora Sandra Sá abrilhanta as comemorações na segunda-feira, às 20h, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. Mais cedo, a partir das 17h30, apresentação do DJ Smith e, às 18h, Roda de Samba com Quilombo do Seu Zé. A celebração faz parte do Projeto Consciência Negra VR, que prevê a realização de diversas ações ao longo do ano pela SMC.

Leia Também  Volta Redonda: programa Revi-VER prevê mais de 1,2 mil atendimentos de oftalmologia nesta semana

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, ressaltou que a secretaria investe na cultura afro-brasileira o ano inteiro. “Nossa administração abraça a cultura afro todos os dias, temos investimentos diversos como a Biblioteca Sérgio Alves Zacarias, no Memorial Zumbi dos Palmares, com livros de autores negros. Também temos mensalmente o Cine Zumbi, com filmes e curtas-metragens dedicados ao povo preto, já realizamos em parceria com a Coordenadoria da Juventude várias rodas de rimas e apresentações de hip hop. Acreditamos que o dia 20 de novembro é um dia a mais e muito importante que vai de encontro a tudo que temos realizado para a cultura afro-brasileira”, disse o secretário.

A coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira Rosa, aponta que as ações do mês de novembro servem para refletir sobre a data. “Montamos uma programação especial para a abordagem do Dia da Consciência Negra em Volta Redonda, com palestras e atividades para a reflexão e informação sobre a igualdade racial, visando a conscientização da sociedade”, disse a coordenadora.

Leia Também  Maternidade do Hospital São João Batista, em Volta Redonda, lança projeto ‘Alta Feliz’

Para o domingo, a programação conta com o Baile Charme do projeto Charme Hits, a partir das 14h. Na segunda-feira as atrações terão início às 9h, com Cortejo Afro Grupo Lya Mi Dunda; poesias; apresentação Coral Municipal e da capoeira da Melhor Idade (Smel); exposição das Escolas Municipais (SME) – Memorial Zumbi. 

Projeto Consciência Negra VR

A Prefeitura de Volta Redonda tem realizado ações durante o ano através do Projeto Consciência Negra VR, que inspiram a luta, resistência e promoção de políticas públicas de igualdade racial, além de ações de combate e enfrentamento ao racismo nas diversas esferas da sociedade.

Entre as principais ações estão o Tour Afro Pedagógico, que recebe escolas públicas e privadas para conhecer a história do Memorial Zumbi e suas dependências; o Cine Zumbi, um projeto que faz uma exibição mensal de filmes/curtas com temas afro-brasileiros, de diretores ou produtores negros no espaço Memorial Zumbi dos Palmares; e a Biblioteca Municipal Sérgio Alves Zacarias, a única na região com toda temática negra.

Leia Também  Volta Redonda tem sábado marcado por cirurgias, campanhas vacinais e mutirão de consultas médicas

São realizadas ainda atividades pontuais e importantes como a Semana dos Museus; Semana dos Arquivos do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), onde foram produzidos debates sobre o Racismo Ambiental com a presença do jornalista da TV Globo Chico Regueira; atividades Pedagógicas de relevância, como os encontros sobre Afro Matemática; e a abertura de exposições importantes para a comunidade negra da cidade, entre elas “Terreiros”, “Marielles e Carolinas pensando juntas o futuro” e “Terezas”, que homenageou mulheres negras da cidade de Volta Redonda e região através de desenhos e caricaturas.

Foto: Secom/PMVR.

 

Pin It

Últimas Notícias