Março Lilás: Barra Mansa intensifica ações de prevenção ao câncer de colo do útero
Secretaria de Saúde promove mutirões de preventivo e vacinação para reforçar a saúde da mulher
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de conscientização e prevenção ao câncer de colo do útero durante o Março Lilás. A campanha contará com mutirões de coleta do exame preventivo, ultrassonografia transvaginal e vacinação contra o HPV, além de mobilizações educativas para incentivar o cuidado com a saúde da mulher.
O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destacou a importância dessas ações para a saúde das mulheres do município “O câncer de colo do útero pode ser evitado com atitudes simples, como a vacinação contra o HPV e a realização periódica do preventivo. Nosso objetivo com essa campanha é facilitar o acesso aos serviços de saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Queremos que todas as mulheres tenham a oportunidade de se cuidar e evitar problemas futuros”, afirmou Sérgio.
Confira a programação do mutirão de exames preventivos:
– Hospital da Mulher
21/03 – Sem agendamento – demanda espontânea
Horário: 08h às 12h (15 vagas)
Horário: 13h30 às 16h30 (15 vagas)
28/03 – Sem agendamento – demanda espontânea
Horário: 08h às 12h (15 vagas)
Horário: 13h30 às 16h30 (15 vagas)
– Todas as unidades de saúde
Data: 22 de março (sábado)
Horário: 8h às 13h
VACINAÇÃO
Também em alusão ao Março Lilás, a Secretaria de Saúde irá promover neste sábado (22) um mutirão de vacinação. A ação vai acontecer das 8h às 13h em diversas unidades de saúde do município do município, oferecendo imunização para diferentes faixas etárias e ampliando a proteção contra doenças.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS. Confira os imunizantes disponíveis e os locais de vacinação:
– HPV (9 a 19 anos): disponível em todas as unidades de saúde (ampliação temporária da faixa etária para resgate vacinal).
– Dengue (10 a 14 anos de idade): aplicação na USF Ano Bom;
– Febre Amarela (9 meses a 59 anos): aplicação na USF Ano Bom.
noticias2025-03-19T10:37:35-03:00