Manifestações culturais marcam reinauguração da Praça da Chaminé, no Jardim Paraíba, em Volta Redonda

Manifestações culturais marcam reinauguração da Praça da Chaminé, no Jardim Paraíba, em Volta Redonda

Mutirão de grafite e edição de aniversário da ‘Batalha da Aposta’ acontecem neste sábado (27) no espaço que passou por revitalização

A Praça da Chaminé, no Jardim Paraíba, em Volta Redonda, foi totalmente revitalizada pela prefeitura e hoje une esporte, cultura e lazer. O local foi entregue oficialmente neste sábado, dia 27, com mutirão de grafite – ação que tem apoio da Fundação CSN – e edição de aniversário da “Batalha da Aposta”, manifestações culturais que já ocupam esse espaço, que conta ainda com pista de skate.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Munir Neto; os secretários municipais de Cultura, Anderson de Souza, e da Juventude, Munir Francisco Filho; e os subsecretários de Obras, Oscar Magalhães, e da Juventude, Serginho Loureiro. Também participaram os grafiteiros Alan, que é conselheiro municipal de Cultura; Jeff, que organizou o mutirão; além de Vinícius, o VSA, e Aline G, além do apresentador da “Batalha da Aposta”, Frajola.

O secretário de Cultura, Anderson de Souza, explicou que o espaço foi pensado para abrigar a cultura Hip Hop, unindo o grafite, as batalhas de rima e o skate, manifestações da cultura urbana, e agradeceu ao prefeito Antonio Francisco Neto pelo apoio.

“A ideia é pintar toda estrutura do viaduto, que fica sobre a praça, e a lateral que fica numa rua em frente, que seria transformada em local para abrigar feiras de artigos também relacionados à cultura urbana”, disse Anderson, lembrando que o espaço já possui um painel em homenagem aos povos indígenas, confeccionado pelos artistas urbanos e volta-redondenses Jader Matos e Guilherme Koslowski, por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura.

O secretário da Juventude Munir Filho reforçou o poder das parcerias. “Com apoio do prefeito Neto, do secretário de Cultura e as parcerias com o Frajola, da ‘Batalha da Aposta’, por exemplo, estamos movimentando a juventude de Volta Redonda. Apresentando suas potencialidades para a região e o estado”, disse. E o subsecretário da Pasta, Serginho Loureiro, completou. “Além de fomentar a cultura urbana, a ocupação da praça movimenta o comércio local”.

Frajola e Jeff ressaltaram a importância da praça por abrigar a cultura Hip Hop. “Esse movimento salva vidas, transforma vidas”, afirmou Frajola, convidando a todos para a edição especial de três anos da “Batalha da Aposta”, nesta tarde. “É muito importante para nós e significativo que o Poder Público de Volta Redonda veja nosso trabalho como arte, como cultura. Isso não acontece em todo lugar”, falou Jeff.

O deputado Munir Neto, que representou o prefeito Neto, endossou a importância da praça que une a cultura e o esporte e é mais uma ação voltada para a juventude do governo municipal. “Volta Redonda, que é referência nas atividades para a Terceira Idade, investe para ser conhecida também como a cidade dos jovens”, afirmou, lembrando da parceria com as batalhas de rima que foi além da praça.

“Através do projeto ‘Conexão Consciente’, parceria da Sejuv-VR com a Comissão da Crianças, Adolescente e do Idoso da Alerj, que presido, lotamos o Teatro da Fevre de jovens para falar do uso consciente das telas, da tecnologia. E, em seguida, encerramos com uma batalha de rima comandada pelo Frajola”, contou Munir.

Homenagem

A reinauguração da Praça da Chaminé também marcou a homenagem a Décio de Souza Barbosa, que passou a dar nome ao local. O deputado Munir reforçou a amizade que tinha com Décio e sua importância para a juventude de Volta Redonda já que, além de muito religioso e estar sempre com um sorriso no rosto, foi dedicado ao esporte. “Foi um excelente nadador e também professor de natação, passando para crianças e jovens seu conhecimento e dedicação”.

A filha do homenageado, Erlaine Barroso, esteve na cerimônia e agradeceu em nome da família. “Agradeço ao prefeito Neto, ao deputado Munir e a todos que concordaram em dar o nome do meu pai a esse espaço. Pouco antes de falecer, ele me confessou que gostaria de dar nome a uma praça em Volta Redonda”, contou. Também participaram do evento o genro do homenageado, Rodrigo; o irmão Mauro; e a amiga, Lucia Paiva.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It

Últimas Notícias